Séries | Vikings 1ª Temporada

Posted by Samuel Cassemiro on 4/29/2014 in , , , , ,
Sim, esse é o poster da SEGUNDA temporada, mas por motivos de "Floki está nele" 



Game of Thrones abriu as portas para novas série de televisão de um porte totalmente diferente do estávamos acostumados. Verdadeira produções cinematográficas são criadas para montar o mundo de Vikings. Sem falar o fato da série ser filmada no pais onde o núcleo nortenho da série Game of Thrones também é filmada.

Filmado na Irlanda, Vikings teve como inspiração as histórias envolvendo o célebre viking Ragnar Lodbrok, um dos mais conhecidos heróis nórdicos, célebre em sua época como flagelo da França (Frância Ocidental, na época) e a Inglaterra anglo-saxã. A série retrata Ragnar como um fazendeiro escandinavo responsável por idealizar as incursões pioneiras à Inglaterra, com o auxílio de seus companheiros guerreiros, seu irmão, Rollo, e sua esposa, a Lagertha.
Lagertha, Ragnar e Rollo.

A série teve como inspiração as narrativas acerca das incursões saqueatórias, comerciais e exploratórias dos nórdicos da Escandinávia da Alta Idade Média. Ela aborda especificamente os feitos do lendário chefe tribal viking Ragnar Lodbrok e de sua tripulação e família, tais como narrados por sagas do século XIII como a Ragnars saga Loðbrókar e a Ragnarssona þáttr, assim como na obra Gesta Danorum, de Saxão Gramático, do século XII. A série se passa no início da Era Viking, e é uma luneta para mundo viking mal conhecido e terrivelmente mal interpretado.

A narrativa de Vikings é levada por supertições e deuses, embora não seja nada explicito e muita vezes o próprio enredo tenta levar o espectador questionar tudo aquilo ali. Se tem magia, pode ser que sim, como também não. Mas, assim como toda a população mundial há 1500 anos atrás, os deuses regiam tudo na vida delas. E ainda mais os deuses nórdicos, que são cruéis como nenhum outro.

Viking também vai tratar do choque de culturas, o cristianismo e paganismo dos vikings é muito bem retrado na série. E não nada mastigado como se vê por ia em superproduções de filmes de heróis. Vikings, para aqueles amam mitologia nordíca, bem esse já devem ou deveriam ter assistido a série no dia da estréia.
Mas a série também de agradar qualquer um que não tenham um pingo de noção sobre a mitologia.

Houve dois pontos bem legais nessa primeira temporada, o primeiro que são duas cenas diferentes. É quando Floki junto Ragnar e suas familia, contam a história da criação do mundo pelo deuses, para o escravo cristão "recém" chegado de Ragnar, capturado na sua primeiro incurção ao oeste. A segunda cena, relativamente igual, podem em outra episódio e porem uma continuação da mesma. Pois, ela fala sobre o contrário da primeira, O Fim do Mundo, o Ragnarok.

O segundo ponto, é já mais pro fim da temporada que é a peregrinação para o Templo de Uppsala, onde há sacrifícios, inclusive de humanos. O episódio inteira é magnifico, o plano da viagem de Ragnar e sua familia é muito bonito. Porem, é na hora do sacrifício de humanos que a série se mostrou impecável.
A direção foi algo, difícil de descrever. Foi sutil, embora explicito,  algo muito sentimental, ao som de capela lírica de uma mulher tornou tudo muito mais fantástico e espiritual.


Apesar da série tentar tomar uma precisão histórica, como o próprio showrunner Michael Hirst, comenta que na epoca, onde os Vikings usavam da tradição oral para passar adiante suas histórias fica dificil saber o que é "real" e o liberdade poética. Mesmo os relatos escritos são imprecisos, pois a maioria foram feitas pelos monges de monastérios que sempre os viram como bárbaros monstruosos.

A primeira temporada foi exibida entre 3 de março à 28 de abril de 2013 com 9 episódios encomendados pelo canal History com episódios também sendo disponibilizados no site do canal. Vikings chegou a ser assistida por mais de seis milhões pessoas só nos EUA e no Canada a série teve uma média de 942.000 espectadores durante a primeira temporada.

A série recebeu cerca de 40 milhões de dólares para ser produzida, e todo esse dinheiro é visto nos planos abertos, nos figurinos e maquiagem, além da trilha sonora vibrante e mistica. Apesar da Irlanda proporcionas locações abertas lindas e naturais, lá não era realmente a Escandinávia, chamar um suporte ao efeitos de computação é algo que nem mesmo Game of Thrones, com locações por todo mundo, consegue escapar. Mas assim como drama mediaval da HBO, Vikings se saiu bem enganando os olhos menos atentos.

A fotografia e o sujo é algo que caminha junto com trama, assim, quando Ragnar começar a ganhar algum status vemos que tudo isso reflete em como a câmera retrata ele na tela. 

Um produção incrível não as únicas semelhanças que Vikings tem com Game of Thrones, o elenco é incrivel e as atuações são ainda melhores. Travis Fimmel (Ragnar) é incrivelmente sexy, grotesco e medonho ao mesmo tempo. Não se assuste se você simplesmente esquecer o que esta rolando na cena, e ficar vidrado nos olhos azuis desse ator.

Os papeis de cada personagem na história são umas das coisas que mais gostei na série. Que é bem rápida em questões de desenvolvimento da trama. Mas, não espere nada preto no branco, os personagens são moldados com suas ações durante toda a temporada. Cada um a seu modo, vai criando e apresentando seus conceitos e visão dos acontecimentos.

Floki

Gustaf Skargard que interpreta Floki,  foi uns dos atores 'secundários' mais legais que já vi. O seu jeito de levar o personagem é incrível. Além do fato de provar meu amor e obsessão sobre a família Skargard.

Enfim, Vikings pode-ser tornar um oponente de peso pra Game of Thrones, as duas séries estão mostrando um novo ainda mau explorada pela televisão. Televisão que hoje, está se tornando o Streamming, e agora se pensar nos projetos de crownd fouding, já pensa financiar ou fazer parte da produção de uma série? Legal não? Mas voltando a série, Viking tem elementos que ainda devem ser melhor trabalhados na segunda temporada, deve  ter seu season finale exibido dia 1 de Maio nos EUA.

No Brasil, o canal por assinatura NatGeo, está exibindo a série, até o momento sem data para exibição da segunda temporada. Porem, deve se esperar assim como a primeira, que foi exibido no meio do segundo semestre.

Veja a cena de abertura do primeiro episódio, e diz que não sentiu vontade de ver o resto:



|

Copyright © 2012 - 2014 Nerd Sedentário .