1

Resenha | Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi

Posted by Samuel Cassemiro on 9/16/2014 in , , , ,


Autor: Danilo Leonardi
Titulo: Por que Indiana, João?
Editora: Giz Editorial
Páginas: 208
ISBN: 978-85-7855-238-1
Gênero: Jovem Adulto


 Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. 
 Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro.  Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying..



Achou que todos blogs e canais do youtube sobre livros, estão falando desse livro. E não é por menos, o autor Danilo Leonardi é criador do Cabine Literária, um dos maiores canais do youtube sobre literatura.
O gênero Jovem Adulto, está acade vez mais grande no mercado editorial, afinal está uma quebra de paradigma. O jovem está lendo, amando e querendo mais. Um dos momentos mais legais esse ano, foi a ida á 23ª Bienal do Livro de São Paulo e ver em peso jovens em filas quilométricas para ver seus autores favoritos, foi algo incrível, além de claro eu ser um deles lá no meio.


Por que Indiana, João? é um livro bem curto e embora seja o primeiro livro de Danilo, ele sabe como costurar uma trama muito bem. Você pode até achar que sabe pra onde vai história, mas não.

João guarda todas as incertezas que um adolescente, e não muito diferente do que todos um dia já foram. O livro narra em primeira pessoa, os eventos que acontecem logo após o vídeo de João viralizar, parece só crescer. João vira um herói. Vilão. Pária. 

Por mais próximo que seja a narrativa, em alguns momentos onde devia haver uma carga emocional, não houve.  Um dos aspectos mais legais no livro, são as referências á outras obras. Sem alarde, esse livro tem boas mensagens e um linguagem feita para o jovem.


A escolha do do tema, foi algo que Danilo podia caído em vários clichês batidos em muitas outras obras, mas ele consegue dar uma visão muito mais abrangente e empática sobre o bullying.

"Valentões também caem!"


A escrita do livro é bastante sagaz, mas em alguns momentos deixa a desejar por haver uma falta de profundidade na cena. João se vê muitas vezes sozinho no meio de tantas coisas acontecendo, e mais ainda ele também não sabe o que quer, ou pelo que lutar. E até o final, que diga-se é incrível, vemos um amadurecimento não só de João mas de alguns personagens secundários.

Faz algum tempo em que não fico preso a um livro, e foi assim do começo ao fim em 'Por que Indiana, João?' Por eventos que eu nem sei como explicar, eu acabei indo ao primeiro final de semana da Bienal do Livro de 2014, encontrei algumas amigos virtuais, que se tornaram amigos pra vida. E alguns autores, e booktubers, e é claro o próprio Danilo Leonardi. Muito simpático, autografou e tirou  foto com todo mundo que ia até ele no estande da Giz Editorial.



Bom!


|

1 Comments


Que nome e capa criativa! Pena que a sinopse não me cativou tanto quanto a capa e o título, mas se eu tiver uma chance, leio sim.
━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━

Postar um comentário

Copyright © 2012 - 2014 Nerd Sedentário .